10/04/2011

Chitãozinho e Xororó comemoram 40 anos de carreira com show no Rio


Referências no cenário de música sertaneja, os irmãos do interior do Paraná prometem uma apresentação repleta de sucessos no palco da casa de shows no Aterro do Flamengo

Bem antes de se ouvir falar em Luan Santana, Vitor e Léo, Jorge e Mateus, uma dupla de meninos do interior do Paraná já tentava achar espaço nas rádios para cantar suas histórias de amores bem sucedidos ou não. A missão era difícil, mas não foi o suficiente para fazer os irmãos José de Lima Sobrinho e Durval Lima desistirem. Surgia ali a dupla Chitãozinho e Xororó, que agora, 40 anos depois, percorre o País em uma turnê comemorativa, que teve início no ano passado.

Hoje, é a vez do Rio de Janeiro receber o show da dupla. A apresentação no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Zona Sul, terá início às 22 horas, e no repertório, os grandes sucessos que marcaram a trajetória da dupla.

As apresentações dão continuidade às comemorações dos 40 anos na estrada, que tiveram início em julho do ano passado. Depois de se apresentarem ao lado do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Bachiana Filarmônica, com os quais gravaram dois DVDs comemorativos, Chitãozinho & Xororó 40 Anos Nova Geração e Chitãozinho & Xororó 40 Anos Entre Amigos, e contarem sua história em documentário exibido em especial de Natal da TV Record, os irmãos que reverenciaram o sertanejo nas rádios de todo o País levam sua história Brasil afora.

O show foi concebido para levar o público a uma viagem cronológica dos 40 anos de carreira da dupla, que teve início com Galopeira, passando por Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Evidências e muitas outras, até chegar à versão atual de Planeta Azul, lançada no final do ano passado no CD Se For Pra Ser Feliz. O cenário da turnê, repleto de fotos antigas, retrata cada momento da história de Chitãozinho & Xororó na música sertaneja.

Emoção
Segundo Chitãozinho, completar 40 anos de carreira é uma emoção e um prazer. E a convivência com novos artistas só agrega valor à música brasileira. “A música é uma coisa que tá na alma, e a gente se diverte fazendo música. Comemorar 40 anos de carreira é um privilégio que poucos artistas têm, o que nos deixa muito orgulhosos. Além disso, música não tem fronteira, por isso somos adeptos de parcerias com os músicos das novas gerações. Isso só enriquece nosso trabalho”, avalia Chitão, completando, ainda, que, para as novas gerações, a disseminação dos trabalhos através das mídias sociais e internet facilita o lançamento de novos talentos .

“Nossa carreira tem uma história bonita, que começou na infância. Os primeiros momentos foram bem difíceis por que não havia espaço na mídia pro som sertanejo. Nós não sabíamos onde poderíamos chegar. Foram chegando as mudanças de sonoridade, fomos sentindo o momento. Queríamos cantar para um público jovem e isso foi um desafio”, completa Xororó.

Os irmãos lembram que o sucesso começou a aparecer 10 anos depois do início. “A gente já pensava em desistir. Foi quando ouvimos no rádio a música Tente Outra Vez, do Raul Seixas e do Paulo Coelho. Isso chamou nossa atenção. Vamos parar pra fazer o que? O que a gente sabia fazer era cantar e decidimos ‘vamos tentar de novo’. Dois anos depois chegamos ao disco de ouro com 60 Dias Apaixonado e fomos crescendo nas vendagens. Fio de Cabelo (1982) vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Até então, o disco sertanejo de maior vendagem era nosso, tinha vendido 400 mil cópias. Depois, nós dividíamos os primeiros lugares com o Milionário e José Rico, que já tinham mais tempo de carreira”, explicou Xororó.

Parcerias
Completar 40 anos de carreira numa época em que a cada dia surgem novos talentos da música brasileira e sertaneja é um grande desafio para a dupla. Chitãozinho e Xororó explicam que são adeptos de novidades e que curtem fazer parcerias, tanto com os novatos, quanto com os velhos amigos.
“Eu respeito tudo que faz sucesso. Quem vai continuar só o tempo vai dizer”, conta Xororó, sobre a nova safra de músicos sertanejos.
“A grande maioria dessa nova geração de artistas sertanejos nasceu ouvindo nosso trabalho. A gente abriu as portas, mas não vejo tanto como mérito. A gente só chegou na frente. Mas existe um grande respeito por parte deles”, completa Chitão.

Show
Em uma hora e meia de um show emocionante, romântico e animado, com direção geral da própria dupla e direção musical de Claudio Paladine, os irmãos paranaenses têm o respaldo de um renomado time de músicos composto por Claudio Paladini (teclados e vocal), Adilson Pascoalini (guitarra, violões, viola e dobro), Daniel Quirino (vocal, violão e percussão), Antonio Vendramini (sax, flauta e rabeca), Marcelo Modesto (guitarra, banjo, cello, mandolin e violão), Fábio Almeida (baixo), Renato Britto (bateria) e Franki Joni (acordeon e teclado).

Projetos
Além dos shows comemorativos, o projeto na televisão e a turnê de 40 anos, a dupla pretende realizar um grande espetáculo com convidados especiais, previsto para o segundo semestre de 2011. Haverá ainda uma biografia que abordará desde a infância repleta de sonhos em Astorga, no Paraná, passando por todas as dificuldades até finalmente estourarem na década de 80, com Fio de Cabelo, e consolidarem-se como ícones da música sertaneja.

Serviço:

Os preços variam de R$ 60 a R$ 200 e podem ser encontrados na bilheteria do Vivo Rio, até as 21 horas, pelo site www.vivorio.com.br ou pelo Ingresso Rápido, através do telefone 4003-1212. O Vivo Rio fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do flamengo, na Zona Sul do Rio.


Fonte - O Fluminense

Sem comentários: