13/08/2010

Há 40 anos, eles fizeram da música a sua vida

Eles nasceram para cantar e encantar multidões. Naturais de Astorga, Paraná, os irmãos Lima, ou José e Durval, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó, comemoram em 2010 40 anos de dedicação à vida artística. Aqueles que os acompanham, sabem bem que no decorrer desse percurso, a dupla nunca perdeu os ideais que os nortearam no início da carreira: produzir música com amor, qualidade e inovação, independentemente dos momentos (altos e baixos) do gênero musical sertanejo e das constantes mudanças no mercado fonográfico. Nestas quatro décadas de carreira, Chitãozinho & Xororó, mais do que artistas, se tornaram uma marca de sucesso, representando as evoluções que a música sertaneja atravessou nestes anos, e que sem a dupla não seria a mesma.

Uma das grandes provas de que eles jamais mudaram o foco e, realmente, sempre idealizaram o ‘novo’ é o CD Se For Pra Ser Feliz – o mais recente da dupla. Apesar de já colecionarem uma quantidade expressiva de hits ao longo da carreira, capaz de preencher mais uma coletânea repaginada e certeira, eles optaram por lançar, no final do ano passado, o 31º álbum de inéditas, cuidadosamente produzido pela própria dupla em parceria com um time de medalhões da música nacional. Com mais este projeto na extensa biografia, os irmãos destacaram a maturidade artística ao cativo público e comprovaram, mais uma vez, porque são constantemente citados como ‘referências’ da nova geração da música conhecida como ‘sertanejo universitário’. Assim como foram para as gerações anteriores seus precursores e ídolos Tonico & Tinoco. Tal comparativo é recebido com bom grado pelos irmãos. “Ficamos muito felizes por sermos mencionados por essa nova geração, o sertanejo universitário. Graças a Deus o nosso trabalho é cada vez mais reconhecido”, declara Xororó.

Engana-se, porém, quem pensa que a mudança de José Lima Sobrinho e Durval de Lima, os nomes de batismo escolhidos pelos pais, para Chitãozinho & Xororó, nomes nacionalmente conhecidos e respeitados pelo grande público, aconteceu da noite para o dia. Foram anos de muita dedicação – incluindo inúmeras apresentações em circos e com investimentos do próprio bolso – para alcançarem o status de ícones da música sertaneja nacional. Tenacidade que os inseriu nas rádios FM no Brasil – algo inédito ponderando o estilo musical em questão.

E sem jamais perder a essência da música de raiz sertaneja, a dupla inovou ao incluir banjos e guitarras elétricas neste estilo musical. Foram ainda os primeiros sertanejos a colocar o país no topo das paradas da Billboard. “Somos os primeiros da nova fase da música sertaneja da década de 80 a tocar para um grande público em grandes casas de shows. Conseguimos assim abrir espaço para outras duplas sertanejas e nos sentimos felizes por isso, principalmente, por ver a música sertaneja, a cada dia, mais querida pelo povo brasileiro. Nos sentimos felizes também por estarmos ainda neste espaço, que é hoje compartilhado por inúmeros artistas, mesmo depois de tantos anos”, afirma Chitãozinho.


Fonte - Revista Produz

Sem comentários: