27/09/2014

Brincadeira de Chitãozinho e pontualidade de Xororó dão o tom de gravação no SBT


"Vamos refazer", pede Lucas Gentil em mais uma pausa na gravação do "Festival Sertanejo". Desta vez, sem os aplausos da plateia, pede o diretor, para evitar problemas de erro de continuidade. "Mas eu não falo sem aplausos", brinca Chitãozinho, que se diverte ao afirmar, diversas vezes, que só entra para falar sob palmas.

Xororó já faz um contraponto levando sua habitual seriedade e pontualidade para as gravações. O cantor questiona o diretor a cada vez que há uma demora fora do comum entre uma troca de palco ou intervalo do programa.

Assim, os dois refletem suas personalidades da vida real e ainda fazem um equilíbrio entre a diversão e o trabalho na atração do SBT, que busca um novo talento no mercado sertanejo. E Gentil elogia bastante a dupla: "Eles são ótimos, não dão trabalho nenhum. São colaborativos, participativos e ajudam bastante". A dupla, aliás, comanda os ensaios ao lado dos convidados do dia. O iG acompanhou o programa que recebeu Fernando e Sorocaba, com quem Chitãozinho e Xororó já fizeram algumas parcerias musicais.

Para Chitão, a parte mais difícil do trabalho na TV é seguir o roteiro. "Por enquanto, para nós, o mais difícil são os textos. Quando são lidos no TP. A gente está aprendendo muito sobre isso. Quando é longo, dar uma de apresentador, temos um pouco de insegurança. Mas já estou bem mais solto do que no primeiro programa", afirmou o cantor. Chitãozinho contou que a produção tem deixado a dupla cada vez mais solta, para usar as próprias palavras no improviso.

Banda

A presença da banda de Chitãozinho e Xororó, que foi um pedido da própria dupla, também facilita bastante o andamento da gravação, já que os músicos tiram de letra qualquer música e agilizam os ensaios. "A gente conhece bem a capacidade dos nossos músicos, são versáteis. Os artistas gostam de cantar ao vivo. O som lá está muito bom e nossa banda assimila rápido as musicas de outros artistas. É experiência muito boa. A gente fica bem à vontade", contou. Como resultado, vem o elogio dos artistas convidados.

O TP (teleprompter) é ferramenta imprescindível nos casos de convidados, já que nem sempre um artista se recorda da letra da música de outros, sejam eles os anfitriões ou não. Aliás, até os apresentadores mesmo cometem falhas com as próprias músicas, por não ser aquela de estrada, como aconteceu com Xororó em "Do tamanho do nosso amor". A plateia tentou seguir com a música, mas o retorno ao início da faixa foi necessário durante a gravação valendo.

Mas, com a cola da letra ou sem, o fato é que até o ensaio emociona. Tanto é que a própria produção e os convidados aplaudem ao final de algumas músicas.

Horas de estúdio

A produção do programa se reúne às 8h no estúdio com pausa para o almoço e só sai por volta das 22h. Helen Ganzarolli, a Xerife da edição, diz gostar dessa correria. “Mas sou superagitada, durmo pouco. Gosto que meu dia seja corrido. E quando não tem, sinto falta”, afirma a apresentadora, que é chamada a todo instante pela plateia para fazer fotos, mas deixa tudo para depois da gravação. "No final, desce um por um". Mas isso não é suficiente para brecar a insistência dos fãs, que gritam também os nomes dos apresentadores e convidados, na tentativa de conseguir um registro fotográfico.

Como Helen, Chitão diz não se preocupar com as muitas horas de estúdio. "São cinco horas para gravar. Em pé, concentrado. Quando sai de lá é que a gente percebe o cansaço. Mas estou muito contente. O SBT é uma casa muito legal. Estou gostando muito da infraestrutura que disponibilizaram. Estamos nos sentidno bem tranquilos. É prazeroso voltar para casa cansado, mas feliz. O que era uma preocupação, hoje esta ficando um prazer".

Público e candidatos 

Antes da plateia se acomodar nas bancadas, os candidatos que vão se apresentar na noite já ensaiaram seus números com o balé e deixaram as faixas afinadas com a banda. Mesmo com tudo alinhadinho, é o improviso que mais diverte.

Hugo e Tiago, que comandam os dois times de candidatos, são protagonistas de muitos desses momentos, em especial, Tiago, o mais brincalhão da turma. Entre risos e cansaço, a plateia vai escolhendo seus favoritos ao posto de campeão do programa. Neste segundo dia de gravação, a queridinha parece ser Gabi Mattos. “A de cabelo curto canta muito”, comentava um grupinho animado, mesmo a candidata não se apresentando naquela noite.

Confira a galeria de fotos, diretamente na fonte, clicando aqui.

Sem comentários: