03/12/2011

Show de Chitãozinho e Xororó em Barra Velha quer marcar 40 anos da dupla

Não é exagero dizer que a história de Chitãozinho & Xororó, a principal dupla sertaneja do Brasil e que abre o cronograma de shows nacionais da 14ª Festa do Pirão no próximo dia 4 de setembro, em Barra Velha, se confunde com a da música sertaneja da atualidade. Afinal, são praticamente 40 anos de total dedicação à vida artística, independentemente dos momentos altos e baixos dentro do gênero musical sertanejo e das constantes mudanças no mercado fonográfico. 
Segundo o site oficial da dupla, uma das grandes provas de que eles jamais mudaram o foco e, de fato, sempre idealizaram o ‘novo’ é o mais recente CD Se For Pra Ser Feliz, que reafirma a sólida trajetória. Apesar de já colecionarem uma quantidade significativa de hits ao longo da carreira, capaz de preencher mais uma coletânea repaginada e certeira, eles optaram por lançar, no final de 2009, o 31º álbum de inéditas, cuidadosamente produzido pela própria dupla em parceria com um time de medalhões da música nacional. 
Mas não foi da noite para o dia que José Lima Sobrinho e Durval de Lima transformaram-se em Chitãozinho & Xororó. Persistência, garra e amor à música foram palavras de ordem para que eles acumulassem a marca de 35 milhões de discos vendidos, 31 álbuns inéditos, três DVDs, dois prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante e programas de TV.
 
 
 
Os irmãos de Astorga, no Paraná, foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil e a incluir banjos e guitarras elétricas neste estilo musical. Também foram os primeiros deste gênero a colocar o país no topo das paradas da Billboard. Eles já tocaram com nomes do cenário musical como Bee Gees, Roberto Carlos, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, a banda Fresno e Andreas Kisser, do Sepultura. 
 “Fio de Cabelo”: divisor de águas
E por falar em sucesso, eles começaram a colher os primeiros resultados em 1978 com “60 Dias Apaixonados” ao conquistarem o primeiro disco de ouro da carreira. Mas foi com “Fio de Cabelo”, do álbum Somos Apaixonados, de 1982, que aconteceu, de fato, a grande explosão da dupla. 
A música estourou nas rádios do Brasil e o disco alcançou o número de 1,5 milhão de cópias vendidas, tornando-se um marco e rompendo as barreiras do preconceito contra o gênero sertanejo. A partir daí, eles tiveram o privilégio de deixar mais dezenas de clássicos como, por exemplo, “Se Deus Me Ouvisse” (1986), “Fogão de Lenha” (1987), “No Rancho Fundo” (1989), “Evidências” e “Nuvem de Lágrima” (com Fafá de Belém) (1990), “Brincar de Ser Feliz” (1992), “Alô” (1999), “Sinônimos” com Zé Ramalho (2004), 
Tanto é que já se programam para 2010 com comemorações e shows especiais para marcar o 40º aniversário de carreira – um deles neste sábado, dia 4, em Barra Velha. Os preços de ingressos para o show são de 20 reais antecipado e R$ 25 no dia do show, que inicia às 23h. 
A venda de ingressos antecipados para o show acontece nas lojas Água da Barra, Posto Nova Geração e Choperia Hibisco, todas em Barra Velha, além do Magrão Lanches, de Joinville, e do Posto Amigão, em Balneário Piçarras. Informações sobre ingressos também são prestadas pelos fones (47) 3446-1231, na Secretaria de Turismo, ou com a Metromix, nos fones (47) 8825-7721 ou (48) 9632.6592. (JSN)
 
 

Sem comentários: