20/12/2010

Grande festa popular marca a reinauguração do Palácio Iguaçu

As comemorações da entrega das obras do Palácio Iguaçu iniciaram às 17h deste sábado (18) com uma grande festa popular. O público acompanhou apresentações religiosas como a tradicional Missa de Natal, celebrada pelo arcebispo Dom Moacyr Vitti e o show com o padre Reginaldo Manzotti e com as duplas Willian e Renan e Chitãozinho e Xororó.

Participaram da celebração de dom Moacyr, o governador Orlando Pessuti, a primeira-dama Regina Pessuti, a senadora eleita Gleisi Hoffmann, o ministro Paulo Bernardo e o ex-governador Emílio Gomes, além de moradores de Curitiba e região e caravanas de diversas cidades.

O padre Reginaldo Manzotti, que participa desta missa há oito anos, emocionou o público com suas canções e com a apresentação do auto de Natal. As pessoas levaram objetos e fotos para serem abençoados, cantaram e acenderam velas. Durante a música Noite Feliz representantes das etnias que construíram o Paraná desejaram feliz natal ao publico em suas línguas maternas.

“A iniciativa do governo do Paraná de estimular a fé na população é fundamental. A fé faz as pessoas mais comprometidas com Deus e comprometidas com o próximo. A fé leva à cidadania, à humanização à própria espiritualidade. Ela faz bons cidadãos e bons cristãos”, disse o padre Reginaldo.

Para garantir que a população pudesse prestigiar as apresentações e voltar para casa sem nenhum transtorno, um esquema de segurança foi montado no local das comemorações bem como nas ruas próximas ao local e também nos terminais rodoviários. Ao todo estiveram envolvidos cerca de 400 homens, entre policiais, bombeiros e seguranças.

MÚSICA SERTANEJA - As apresentações culturais tiveram início com o show da dupla Willian e Renan, e o público pode acompanhar grandes sucessos da música sertaneja. A dupla, que vem se apresentando com muito sucesso na região sul do país, se conheceu em Curitiba, em 1986.

“Participar de um evento histórico como este nos honra muito como paranaense e como artista, que vê este prédio sendo restaurado. Essa sensibilidade do governador Pessuti de reinaugurar, e deixar a população tomar conhecimento do que aconteceu durante toda a reforma é um marco na nossa história. Para nós que completamos agora 25 anos de carreira, encerrar o ano de 2010 participando de um evento como este, é muito gratificante” conta Willian, paranaense de Coronel Vivida.

A dupla Chitãozinho e Xororó se apresentou logo em seguida, e fez um show emocionante que durou até o pronunciamento do governador Orlando Pessuti, minutos antes do descerramento do banner que cobria o Palácio Iguaçu. A dupla, que nasceu e começou sua carreira em Astorga, região norte do Paraná, já havia se apresentado na festa em comemoração a emancipação do estado há sete anos atrás.

“É um momento muito esperado pelo povo do Paraná, e para nós é um grande orgulho estar aqui numa data tão importante, reinaugurando o Palácio do Governo. E apresentar o nosso show para os nossos conterrâneos é sempre muito importante. Nós nascemos e começamos nosso trabalho neste estado e estamos completando 40 anos de carreira, por isso é um orgulho para nós também como paranaenses” contou Chitãozinho, que junto com Xororó levou o nome do estado do Paraná para todo Brasil.


Segundo o prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, a cidade é muito conhecida por ser a terra de Chitãozinho e Xororó. Por isso foi iniciado um projeto para a construção de um pórtico em homenagem a dupla, que, segundo o prefeito, representa os filhos mais ilustres do município.

Para a secretária da cultura, Vera Mussi, a escolha da música de raiz como animação para a festa popular de reinauguração do Palácio Iguaçu, foi muito apropriada. Pois, segundo a secretária, o estilo musical sertanejo é muito apreciado pelos paranaenses, e fala muito ao povo sobre suas origens.

Sem comentários: