22/10/2010

MTV comemora 20 anos no Brasil com artistas fazendo dobradinhas no palco

No dia 20 de outubro de 1990, entrava no ar a MTV (Music Television), e o primeiro videoclipe a ser exibido foi o de Garota de Ipanema, com Marina Lima.

Por esse motivo, o canal, muito identificado com São Paulo, decidiu que sua festa de 20 anos seria comemorada no Rio. E foi assim que aconteceu na noite desta quarta-feira (20), no Pier Mauá, centro da capital fluminense.

Fotos: veja como foi a festa

Nomes da música brasileira dividiram o palco e fizeram dobradinhas surpreendentes.

Caetano Veloso inaugurou o palco sozinho, às 22h50, e lamentou que seu parceiro MV Bill não estivesse ali. O músico mostrou uma versão em ritmo de rock da canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, já que a cantora Marina cancelara na véspera sua apresentação.

Em seguida foi a vez de os sambistas Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz cantarem Deixa a Vida me Levar. O público acompanhou empolgado a performance.

A banda Fresno e a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó se juntaram na canção Evidências.

A geração anos 80 fez o seu revival no palco. Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, cantou Primeiros Erros com Kiko Zambianchi enquanto Branco Mello, dos Titãs, empolgou com o hit Flores.

Frejat, do Barão Vermelho, e os Paralamas do Sucesso também subiram ao palco com Amor pra Recomeçar e Ela Disse Adeus, respectivamente. Ao lado de Edgard Scandurra, o inventivo Arnaldo Antunes cantou Essa Mulher.

Os encontros de gerações ficaram por conta das duplas Mallu Magalhães e George Israel, com Shine Yellow, e Maria Gadú e Nando Reis em Segundo Sol.

Fotos: artistas que marcaram os 20 anos do canal

A roqueira Pitty brindou os fãs com o sucesso Me Adora. A banda mineira Skank não deixou por menos e apresentou Vou Deixar, que fez todo o público cantar.

Razões e Emoções foi a música escolhida pelo NX Zero, comandado por Di Ferrero.

Caetano Veloso voltou ao palco acompanhado por Jorge Ben Jor para cantar Yve Brussel.

Atração mais esperada da festa, a banda Planet Hemp, liderada por Marcelo D2, apareceu no palco com a formação original depois de quase dez anos de separação.

Três músicas estavam programadas, mas o público acabou ganhando mais três. Foram elas: Legalize Já, Dig Dig Dig, Stab, Seus Amigos, Mantenha o Respeito e, por fim, Queimando Tudo.

Artistas relembram começo da MTV

Muitos famosos relembraram a importância da MTV. Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, falou ao R7 sobre a chegada da emissora ao Brasil.

- Foi o último tijolo que faltava para o rock no Brasil. Já tínhamos revistas, jornais e rádios. Faltava uma TV. Por outro lado, não havia essa noção do rock como imagem. Sabíamos de letras, de conteúdo, mas não sabíamos nos comportar visualmente.

O sambista Diogo Nogueira contou que assistia à MTV quando era adolescente e revelou que Cazuza foi uma de suas grandes inspirações na música.

A atriz Alice Braga, que já fez teste para ser VJ, disse que é fã de carteirinha do canal e que ama todos os videoclipes da banda inglesa Rolling Stones.

Di Ferrero ressaltou o papel da MTV para tornar popular o NXZero, até então de uma gravadora independente. O jornalista Zeca Camargo, ex-VJ, citou duas entrevistas que ele considera memoráveis em sua carreira no canal musical, a com o líder da Legião Urbana, Renato Russo, e a com Kurt Cobain, vocalista do Nirvana.

A cantora Pitty revelou que assistia à MTV na casa de uma tia, em Porto Seguro, porque, na época, custava caro ter a assinatura dos canais fechados. O clipe que mais marcou a musa do atual rock brasileiro é Epic, da banda Faith No More.

Sem comentários: