23/07/2010

Em clima descontraído, Chitãozinho e Xororó e João Carlos Martins misturam sertanejo e música clássica em SP


A dupla Chitãozinho e Xororó e o maestro e pianista João Carlos Martins se apresentaram, na noite dessa quinta-feira (22), no Via Funchal, em São Paulo, acompanhados da Orquestra Bachiana Filarmônica, no evento que recebeu o nome "João Carlos Martins e Chitãozinho & Xororó - in Concert".

O show faz parte do cronograma de apresentações especiais em homenagem aos 40 anos da dupla. Foi a segunda edição do concerto, apresentado pela primeira vez em novembro de 2009, na Sala São Paulo.

Para uma platéia de 3.000 pessoas, João Carlos Martins deu início à apresentação, ao lado da orquestra, interpretando obras de nomes da música clássica, como Pietro Mascagni, Mozart e Beethoven. Após abrir o espetáculo, o maestro chamou ao palco Chitaozinho e Xororó, que fizeram um breve agradecimento e cantaram "Ave Maria", que logo no início marcou um dos momentos mais emocionante de toda a apresentação.

Chitãozinho e Xororó cantam "Ave Maria"

Diferentemente do que se viu na primeira edição do concerto, a dupla esteve bem à vontade em cima do palco, reflexo do público presente, bem mais informal do que de costume para uma apresentação de música clássica. Bastante descontraído estava também o maestro, que conversou diversas vezes com o público e brincou com a dupla. Logo após "Ave Maria", os irmãos apresentaram um de seus grandes sucessos, "No Rancho Fundo", acompanhados pelo público, seguido de "Melodia Sentimental", de Villa Lobos.

O aspecto de show sertanejo, com gritos na platéia, assovios e brincadeiras do público, ganhou força quando a sequência de sucessos da dupla começou. A canção "Fio de cabelo", maior sucesso dos irmãos, foi a mais celebrada, e dividiu as atenções com "Evidências". Na lista dos grandes clássicos, ainda houve "Majestade, o Sabiá", composição de Roberta Miranda considerada um dos hinos da música sertaneja.

A ordem das canções não seguiu o que estava descrito no programa do evento. Durante o concerto, ainda foram apresentadas as músicas "Se For Pra Ser Feliz", que faz parte do CD mais recente de Chitãozinho e Xororó, "Serenata", de Schubert, que ganhou letra de Edgard Poças exclusivamente para a apresentação da dupla ao lado de Martins, "Céu de Santo Amaro", de Bach, com letra de Caetano Veloso e Flávio Venturini, e "Sorri", de Charles Chaplin, com letra de Djavan.

Chitãozinho e Xororó cantam "No Rancho Fundo"

O encerramento da apresentação se deu com a canção "Se Deus me Ouvisse", que exige muito dos cantores por causa de seus tons mais altos, que fazem com que o concerto acabe de maneira emocionante.

Aplaudidos de pé, João Carlos Martins e a dupla se retiraram para voltar logo em seguida com o bis.

Alguns gritos com pedidos da plateia foram ouvidos, mas a dupla apresentou novamente "Fio de Cabelo" seguido de "Evidências", que encerrou a noite.

Os eventos em comemoraçãos aos 40 anos de Chitãozinho e Xororó continuam na próxima terça-feira (27), com a gravação de DVD ao lado de artistas da nova geração da música sertaneja, também em São Paulo.


Fonte - UOL Música

Sem comentários: